Um avião caiu em uma área residencial no sul da Califórnia durante a madrugada desta quinta-feira (22), atingindo casas e incendiando vários carros. Há pelo menos dois mortos e oito feridos de acordo com autoridades locais citadas pela Associated Press.
“Acreditamos que haja várias vítimas mortais”, disse Dan Eddy, do Corpo de Bombeiros de San Diego, que explicou que as vítimas provavelmente estavam a bordo da aeronave, e não nos veículos ou casas danificados no acidente.
O avião particular, registrado no Centro-Oeste do país, podia estar levando entre oito e dez pessoas a bordo, incluindo o piloto, segundo as autoridades, que ainda não sabem o número exato de passageiros.
“Esta é uma tragédia e nos solidarizamos com os afetados. Continuaremos presentes (…) e garantiremos que as famílias afetadas, que estão sem acesso às suas casas, recebam o apoio adequado até que possam retornar”, declarou o prefeito de San Diego, Todd Gloria, em uma entrevista coletiva.
Imagens da televisão americana mostraram filas de carros queimados e pelo menos uma casa destruída por destroços em um alojamento militar de San Diego.
A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que um Cessna 550 caiu por volta das 3h45 locais (7h45 de Brasília).
A área afetada, perto do Aeroporto Executivo Montgomery-Gibbs, é “uma das maiores áreas residenciais militares do mundo” e “muitas famílias de militares foram afetadas”, disse o capitão Robert Heely, comandante da Base Naval de San Diego, também presente na entrevista.
Mais de dez casas foram danificadas e vários carros foram queimados. O chão estava coberto de escombros, relatou Eddy.
Uma linha de energia também foi danificada e os investigadores trabalham para determinar se isso influenciou no incêndio das casas e dos veículos.
Nas redes sociais, a polícia de San Diego indicou a evacuação de três ruas e pediu aos moradores que entrassem em contato com as autoridades se encontrassem destroços ou sentissem cheiro de querosene.
Os moradores feridos, alguns dos quais sofreram queimaduras nos pés, foram atendidos no local. Ninguém foi levado ao hospital.
Os Estados Unidos têm sido palco de diversos acidentes e problemas aéreos recentemente.
Nas últimas semanas, falhas no controle de tráfego aéreo afetaram pelo menos duas vezes o movimentado aeroporto de Newark, na costa leste. No final de janeiro, a colisão em pleno voo entre um avião comercial e um helicóptero militar em Washington deixou 67 mortos.