O fim de semana promete agradar a todos os públicos com atrações das mais diversas por todo Mato Grosso do Sul. No Parque das Nações Indígenas, o palco e as atenções se voltam para o Encontro Nacional de Violeiros.
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, tem Festival Expressão de Rua levando arte e cultura para a Plataforma Cultural.
A gastronomia tem lugar certo em Bonito com o Festival da Guavira que chega a sua 19ª edição, enquanto Corumbá tem as ruas coloridas pela bandeira do Orgulho LGBTQIA+ com a 2ª Parada da Diversidade.
A Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) preparou uma lista dos principais eventos em Mato Grosso do Sul, confira:
Sexta-feira (17)

Exposição “Ori” – O Mês da Consciência Negra leva o Coletivo Enegrecer a ocupar durante todo o mês de novembro o MIS com a exposição “Ori”. A mostra busca mostrar a essência de que em cada ser existe um universo singular, com seu regente primordial: o existir.
Nesta exposição, formada por 23 artistas campo-grandenses, é possível ver obras dialogando entre si através da linguagem do Grafitte, Performance, Instalações, Desenho, Gravura e Pintura, ressaltando a pluralidade do auto reconhecimento do ser.
Hora: Das 8h às 17h
Local: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar
Entrada: Gratuita
Espetáculo circense “Gran FinaLLe” – Com o projeto “Circo.Lação” a Cia Pisando Alto apresenta o espetáculo circense de rua “Gran FinaLLe”, para o público em geral, com intérprete de libras.
O espetáculo narra a história de um casal de velhinhos alegres, ativos, engraçados. Ela tem “memória de elefante”, já ele esqueceu até que é esquecido. Coloridos e cuidadosos, eles aguardam os filhos para apresentar um grande espetáculo de circo. Este é o início do enredo do espetáculo “Gran FinaLLe”, que busca através de algumas técnicas circenses compartilhar um pouco da história de artistas de circo, como acontecia a vida nos bastidores, trazendo à tona os percalços da vida cotidiana de um espetáculo. Sonhando com o passado brilhante ou com uma realidade que não existe, mas sempre sonhando, e esperando seus filhos e netos para apresentar o grandioso espetáculo de circo!
O espetáculo tem direção e dramaturgia de Breno Moroni; atuação por Fran Corona e Moreno Mourão; produção de Fran Corona; figurino, adereço e materiais de cena por Ramona Rodrigues; Costuraria Fleur Confecções, preparação musical de Lucas Rosa e Marcelus Anderson e, tem como artista gráfica Maíra Espíndola. A classificação é livre.
Hora: Às 9h30
Local: Associação Amigos da Criança e do Adolescente (ACA) – Rua Carlos Fernando Zarur Júnior, 102, Taquaral Bosque
Entrada: Gratuita
Encontro Nacional de Violeiros – Um evento cultural único que celebra a rica tradição da música de viola caipira regional e do Brasil chega a Mato Grosso do Sul neste fim de semana.
Durante quatro dias, no Parque das Nações Indígenas, os amantes da música caipira e todos os interessados poderão desfrutar de uma programação totalmente gratuita com apresentações musicais, rodas de viola, artesanato pantaneiro e gastronomia regional, tornando-se o maior encontro de artistas nacionais da viola caipira da capital.
Além das apresentações musicais, o evento contará com espaço de artesanato pantaneiro e área gastronômica, com uma variedade de pratos e petiscos regionais.
Nesta sexta, o encontro inicia às 15h, e a partir das 18h tem Roda de Viola Nacional com Mayck & Lyan e João Lucas & Walter Filho (A Maior Roda de Viola da América Latina).
Hora: Às 15h
Local: Parque das Nações Indígenas
Entrada: Gratuita
Festival do Japão – O maior festival de cultura japonesa de Mato Grosso do Sul começa nesta sexta-feira. Organizado pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande, a programação é extensa, com shows, danças típicas, exposições, oficinas, gastronomia, concursos, atividades para todas as idades e todos os gostos.
Com destaque para as ricas artes tradicionais e culturais do Japão, como o taiko (tambores japoneses), o odori (danças folclóricas e clássicas), artes marciais como kenjutsu, karatê e judô e oficinas como a de origami (dobraduras) e a da tradicional cerimônia do chá. O festival vai trazer vários nomes de fora do Estado, como os mestres de cerimônia Nobuhiro Hirata, campeão mundial de karaokê, e Kendi Yamai, reconhecido como o apresentador do Miss Nikkey no Brasil. Outras atrações incríveis, que prometem encantar o público, são o cantor Joe Hirata e os ilusionistas Edson e Kevin Iwassaki.
A praça de alimentação é um dos grandes destaques do Festival do Japão MS, com uma estrutura confortável e mais de 20 operações gastronômicas, com opções como o tradicional sobá, tempurá, sushi, yakisoba, ramen, doces japoneses, além de opções da culinária brasileira, para satisfazer todos os gostos.
Nesta sexta, a abertura está marcada para às 16h, depois tem Samurai Run, Odori, Taiko e Nobuhiro Hirata.
Hora: Das 16h às 22h
Local: Clube de Campo da Associação Nipo-brasileira – Avenida Ministro João Arinos, 140 – Jardim Veraneio
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Quintal Sesc – O Quintal Sesc desta sexta tem cultura, arte, música, gastronomia em um ambiente aconchegante e ao ar livre com recreação e muita brincadeira para a criançada, além de atrações musicais e food trucks. Às 18h30 tem estreia de apresentação do Espetáculo de Natal, seguido da banda de percussão sinfônica do Colégio Bionatus, encerrando com show de Lauren Cury.
Hora: Das 17h às 22h
Local: Estacionamento da Riachuelo – Shopping Campo Grande
Entrada: Gratuita
Recitais Sesc Lageado – Os alunos do Sesc Lageado farão recitais de música e dança neste fim de semana, em Campo Grande. Na sexta-feira, tem o “Recital – Dó, Ré, Mi”, com as turmas iniciantes de música (cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros e percussão), no Átrio.
Hora: Às 19h
Local: Sesc Cultura – Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro
Entrada: Gratuita
Lançamento de Livro – A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim será palco do lançamento do livro Amor entre Amigos, de Fernanda Dioly. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.
O livro é um romance escolar que tem como ponto de partida as intimidações que a personagem principal, Ana Scatena Amorim, sofre na escola por ser muito tímida e não ter superado a morte dos pais na infância.
Hora: 19h
Local: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Térreo
Entrada: Gratuita
Slam Plural – Tem edição de novembro do Slam Plural nesta sexta-feira, na Praça Aquidauana. Para participar, basta se inscrever pelo link. A batalha de poesias desta sexta visa a competição entre mulheres e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.
Hora: A partir das 19h
Local: Praça Aquidauana
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo novo para doação
Lançamento “A Encantada” – Nesta sexta, a escritora Tânia Souza apresenta ao público seu mais novo lançamento, o livro “A Encantada”, uma narrativa fantástica que mescla lendas e memórias da fronteira sul-mato-grossense.
O livro conta a história da Teiniaguá, ou Teiú-iaguá, como prefere a autora: a lenda do lagarto encantado que traz uma joia na cabeça e, à noite, se transforma em uma mulher. Para embalar a narrativa, Tânia apresenta uma trama de mistérios, fantasia e realidade, em uma mescla que transporta o leitor a um mundo fantástico, mas ao mesmo tempo, extremamente familiar.
A autora sempre foi uma apaixonada pelo mundo dos causos e lendas brasileiros e que são grande inspiração, sobretudo, nesta obra. O livro também traz em sua arte uma homenagem à Coleção Vagalume, que completou 50 anos em 2023 e marcou gerações de leitores.
Para o evento de lançamento, no dia 17 de novembro, haverá um bate-papo na Esplanada Ferroviária, a partir das 19h, com a autora Tânia Souza e Marcia Longo Dutra, professora e pesquisadora da Literatura Sul-mato-grossense. O encontro será mediado por Adrianna Alberti, escritora e pesquisadora de Literatura Fantástica, e contará com a participação de Sága ” A coletadora de Histórias”, com a artista Thathy D Meo. O evento é gratuito e aberto ao público.
Hora: Às 19h
Local: Esplanada Ferroviária – Av. Calógeras, 3143 – Centro
Entrada: Gratuita
Bonito
Festival da Guavira – Em sua 19ª, Bonito recebe o Festival da Guavira neste fim de semana. A programação do Festival da Guavira inclui a degustação gratuita da frutinha que é símbolo de Mato Grosso do Sul, além de exposição de artesanatos, música ao vivo e o famoso concurso da “Maior Guavira de Bonito”.
Nesta sexta, a programação começa às 17h com a cozinha show e os chefs Sylvio Trujillo e Chef Eloir, seguido da feira do festival. Ainda tem apresentação às 19h com Projeto Garoto Cidadão, e shows de Festeiros do MS, Maciel Correia e Ases do Pantanal.
Hora: A partir das 17h
Local: Praça da Liberdade
Entrada: Gratuita