Rio Brilhante/MS

Qual a importância do profissional contábil no desenvolvimento econômico nacional?

A categoria é responsável pelas análises financeiras essenciais em tempos de crise

O Dia do Empresário Contábil é comemorado em 12 de janeiro. Mas, afinal, qual a função desse profissional? Importante para manutenção e sucesso do negócio empresarial, o profissional contábil tem papel relevante no desenvolvimento econômico local e nacional. É ele quem ocupa posição de gestão e faz com que as empresas de contabilidade em operação no Brasil funcionem.

O perfil do empresário contábil deve ser de empatia. Ir além do cumprimento de suas obrigações acessórias e estar engajado mostrando interesse nos negócios, é o que faz desse profissional uma peça fundamental no sucesso de seu cliente, conforme destaca a professora do curso de Ciências Contábeis da Uniderp, Cibellen Melo. “Por ter acesso às informações e dados financeiros mais importantes da empresa, esse profissional tem a oportunidade de fazer diagnósticos precisos sobre o crescimento financeiro e evolução do negócio, orientando, assim, o empresário nas tomadas de decisões de maneira cada vez mais assertiva”, explica.

Entre os desafios da profissão, Cibellen menciona a burocracia para cumprimento das obrigações perante administração pública. “Em estudo recentemente realizado pela ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e restaurantes) as empresas no Brasil gastam em média 1.501 horas de trabalho no ano apenas para cumprir burocracia e obrigações acessórias ao fisco. Este número é o maior do mundo, 50% maior que o segundo colocado (Bolívia 1025 horas) 6 vezes maior que a média mundial que é 233 horas anual. Então este é, sem sombra de dúvidas, o maior desafio que o profissional contábil enfrenta em seu dia a dia”.

Quando o assunto é o avanço da tecnologia que vem trasnformando o setor contábil, a professora explica que atualmente há ferramentas de Inteligência Artificial que processam e entregam em tempo recorde o que um profissional contabil desenvolveria de forma manual. Mas, é aí que a especialização surge para ganhar espaço no mercado. “Qualificar-se, não ficar preso às atividades diárias de um trabalho operacional e voltar-se para análise profunda do cliente e do cenário empresarial, são iniciativas que certamente farão do empresário contábil um profissional procurado e bem remunerado”, completa a docente. 

O mercado busca o profissional contábil que vem se especializando e tornando cada dia mais o contador consultor, que nada mais é do que aquele profissional que entrega trabalho com valor agregado, que entrega sua expertise ao empresário e o auxilia nas escolhas determinantes para o futuro de seu negócio.  

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.