
A Câmara Municipal de Rio Brilhante realizou nesta segunda-feira, dia 22, sua 21ª Sessão Ordinária de 2026. Durante a reunião, os vereadores apreciaram projetos de interesse da administração pública e apresentaram proposições voltadas às áreas de saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e sustentabilidade.
Na Ordem do Dia, foram votadas Projeto de Lei Complementar nº 03/2026, que trata de alterações no Plano de Cargos e Vencimentos dos Servidores da Câmara Municipal, projeto de lei do Executivo Municipal, que prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação e Projeto de Lei nº 36/2026, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027.
Entre as proposições apresentadas pelos parlamentares, a vereadora Daniele Freitas (PSDB) protocolou requerimento solicitando informações sobre a realização de exames de ressonância magnética e a demanda reprimida existente no município. Também indicou a ampliação e manutenção da sinalização viária em todos os bairros da cidade, visando maior segurança no trânsito.
O vereador Valci Pereira (PL) requereu informações sobre as providências adotadas pelo Executivo e pela Sanesul para solucionar os constantes vazamentos de esgoto em Rio Brilhante. O parlamentar ainda sugeriu o recapeamento das ruas Laureana Albuquerque da Silva, no Bairro Planalto, e Rio Brilhante, no Bairro Progresso.
Já o vereador Tucura (União Brasil) apresentou cinco indicações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da infraestrutura. Entre elas, estão a criação de um Programa Municipal de Recuperação de Áreas Depredadas, a disponibilização de servidor no local de transbordo de resíduos sólidos, estudos para abertura de novas vias e rotas alternativas no Distrito de Prudêncio Thomaz, além da elaboração de projeto para implantação de sistemas de captação e aproveitamento da água da chuva e de um programa de arborização urbana no distrito. O parlamentar também apresentou Moção de Pesar aos familiares do senhor Remi José Pivetta, falecido no dia 19 de abril.
Por sua vez, o vereador Dr. Julio Tolomei (MDB) indicou a realização de uma campanha de orientação aos moradores do Bairro Progresso, especialmente na região do Porto Cerrado, para conscientização sobre a correta ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto.